Como se desenvolve o Diabetes Tipo 2?

O Diabetes Tipo 2 é o principal tipo de Diabetes que ocorre no Brasil. Estima-se que dos mais de 16,8 milhões de diabéticos que vivem no Brasil, 90% são diabéticos tipo 2.

A doença tem a característica de ser adquirida durante a vida, através dos hábitos das pessoas e da falta de equilíbrio na alimentação e excessos e a falta de atividade física.

O Diabetes tipo 2 é considerado uma doença crônica, que após ser diagnosticada não tem mais chances de cura.

O Diabetes também tem a característica de não ser transmitida mas sim adquirida durante a vida e algumas questões genéticas e hereditárias podem contribuir para isso.

Veja agora mais detalhes sobre o Diabetes Tipo 2 e como ele se desenvolve no organismo.

Como ocorre o Diabetes Tipo 2?

O Diabetes tipo 2 ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão em níveis muito altos ao mesmo tempo em que ocorre uma situação conhecida como resistência à insulina.

A resistência à insulina é o principal causador da elevação da glicose sanguínea. Ela acontece quando o pâncreas até produz insulina, mas ela não consegue funcionar de madeira adequada.

O pâncreas produz insulina mas a produção é deficiente e em pouca quantidade para vencer a resistência à insulina, o que provoca o descontrole da glicose.

A resistência à insulina ainda pode estar associada a alguns distúrbios metabólicos, endócrinos e genéticos, além de poder ser desencadeada por  fatores imunológicos.

Assim quanto mais glicose convertida através da alimentação, maiores serão os níveis circulantes no sangue e maior a necessidade do pâncreas produzir mais insulina que com o passar do tempo passa a ser insuficiente para controlar a glicose de forma correta.

A partir daí os níveis de glicose ficarão sempre altos devido a produção insuficiente de insulina, sendo a alternativa mais eficaz o tratamento e o acompanhamento do controle.

O Diabetes Tipo 2 acomete mais os adultos que as crianças e os adolescentes e seus sinais costumam ser silenciosos e quando já aparecem o acometido já está com Diabetes Tipo 2.

Essa é uma das razões do Diabetes Tipo 2 estar crescendo tanto em níveis alarmantes em todo mundo, devido a sua característica de se manifestar de forma silenciosa.

Contudo, a melhor prevenção para a doença continua sendo o cuidado com a alimentação, a prática de uma vida saudável e visitas de acompanhamento ao médico frequentes.

Quais os principais sintomas do Diabetes Tipo 2?

Os sintomas iniciais do Diabetes Tipo 2 são silenciosos, então os sintomas clássicos aparecem na grande maioria das vezes quando a pessoa já está em um estado de diagnóstico positivo para a doença.

Os sintomas principais do Diabetes Tipo 2 são:

  • Boca seca grande parte do tempo;
  • Sede excessiva;
  • Aumento da frequência urinária ( tentativa dos rins em eliminar a glicose na urina);
  • Cansaço excessivo devido aos episódios de desidratação;
  • Visão turva e embaçada ( presença de fluídos nos olhos)

Os sintomas do Diabetes tipo 2  merecem atenção principalmente pelo fato de eles serem mais tardios e se manifestarem em sua maioria quando a doença já está instalada.

Qual o tratamento para o Diabetes Tipo 2?

O tratamento clássico para o Diabetes Tipo 2 é o tratamento com medicações, onde o endocrinologista prescreve medicamentos orais para a administração do paciente.

Além de controlar os níveis de glicose, esses medicamentos possibilitam maior qualidade de vida e menos complicações para as pessoas com diabetes.

O tratamento para diabetes tipo 2 precisa ser feito através de uma equipe multiprofissional que englobe médico, enfermeiro, nutricionista e personal trainer para resultados mais promissores e maior controle.

Além dos medicamentos, como podemos controlar o Diabetes Tipo 2?

Não é só apenas a medicação que ajuda no controle do Diabetes Tipo 2. Ela é, sim, a alternativa mais recomendada de imediato.

Porém, alguns cuidados podem ser tomados para que o controle da doença seja mais eficaz e impeça a progressão da doença para patologias mais graves.

Entre esses cuidados podemos citar medidas como optar por uma alimentação mais saudável, ser mais ativo(a) fisicamente, controlar o peso, tomar a medicação prescrita nos horários e doses corretas, controlar a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol alto entre outros.

Afinal, o sucesso no controle depende de vários fatores e um desses fatores são as mudanças do estilo de vida após o diagnóstico da doença.

Se você suspeita de estar com sintomas de Diabetes Tipo 2, precisa de ajuda, eu posso te ajudar!

Agende sua consulta comigo agora mesmo, através do meu whatsapp! Terei o maior prazer em te atender!