Diagnóstico e Classificação do Diabetes Melito

Existem muitas dúvidas sobre o Diabetes Melito. No entanto, a maior parte das pessoas só tendem a entender e a procurar pelo assunto quando estão com problemas.

O fato é que o Diabetes Melito é uma doença crônica não transmissível e na sua maior parte é silencioso, ou seja, as pessoas não entendem a relação entre os sintomas e a doença.

Por isso, hoje, através deste artigo você vai saber mais sobre como é feito o diagnóstico de Diabetes Melito e a classificação de cada tipo.

Lembrando que o conteúdo deste artigo tem caráter meramente informativo, não substituindo a necessidade de uma consulta com um endocrinologista.

Como é o diagnóstico do Diabetes Melito?

O diagnóstico do Diabetes Melito é feito a partir de exames médicos de rotina. O endocrinologista é o médico especialista no tratamento dos distúrbios que envolvem o diabetes.

O médico solicita o exame específico a partir do relato de sinais e sintomas que o paciente traz até o consultório.

Os sintomas mais comuns do Diabetes Melito podem incluir sede excessiva, aumento da micção diária, cansaço físico regular, visão turva, formigamento das mãos e pés  entre outros.

Esses sintomas podem ocorrer em qualquer tipo de manifestação diabética.

Nesse caso, o diagnóstico é feito a partir dos 2 principais exames  para o diagnóstico: o exame de glicemia em jejum e a hemoglobina glicada.

O exame de glicose em jejum aponta a quantidade de glicose circulante no sangue em períodos em jejum. Para se diagnosticar Diabetes Melito é necessário que o valor esteja acima de 126 mg/dl no sangue, em duas verificações (dias diferentes).

Já a hemoglobina glicada é mais utilizada para o controle da doença, podendo servir também para diagnóstico. Ela faz diagnóstico de diabetes quando se encontra acima de 6,5%.

Ela aponta a média da glicose dos últimos 3 meses e é bastante utilizada no tratamento da doença.

Quais os valores recomendados para a glicose em jejum?

O Diabetes Melito não é diagnosticado da noite para o dia. Isso porque ele é uma doença multifatorial e silenciosa.

Daí, a importância de um diagnóstico preventivo anual. Os valores da glicose em jejum são um parâmetro para avaliar o controle da glicose e a produção de insulina no organismo.

Os valores de glicose em jejum considerados normais variam de 70 até 99 mg/dl nos resultados.

Quando os valores da glicose estão situados entre 100 a 125 mg/dl, fecha-se o diagnóstico de pré-diabetes.

O pré-diabetes não é um diagnóstico definitivo, visto que, se mudanças forem realizadas é possível regredir para níveis normais e ficar curado.

O pré-diabetes é um sinal de que o corpo está deficiente em algum aspecto no metabolismo da glicose e no funcionamento do pâncreas e fígado.

Em contrapartida, para valores acima de 126 mg/dl em jejum já são uma forte indicação para o diagnóstico positivo de Diabetes Melito.

Nesse caso, a melhor opção passa a ser o tratamento e o controle a fim de impedir a evolução da doença para níveis graves e sérios para a saúde do diabético.

Classificação do Diabetes Melito

A classificação do Diabetes Melito se dá a partir da fisiologia das células e das questões e deficiências de cada uma observadas em exames.

Os 2 principais tipos de Diabetes são o Diabetes Melito Tipo 1 e o Diabetes Melito Tipo 2.

O Diabetes Melito Tipo 1 é autoimune. O corpo produz erradamente um anticorpo que destrói a célula que fabrica insulina. Nesse tipo de diabetes, a produção do hormônio insulina está ausente ou em baixíssimas quantidades no pâncreas. Geralmente, essa doença acomete mais a infância e a adolescência.

No Diabetes Melito Tipo 2, os níveis de glicose ficam altos devido a pouca produção de insulina pelo pâncreas. Além disso, nesse tipo de diabetes, é comum ocorrer uma dificuldade na ação da insulina que se chama resistência a insulina.

O Diabetes tipo 2 é mais verificado na população adulta e é provocado principalmente devido à questões envolvendo sobrepeso, história familiar de diabetes e sedentarismo.

Paralelos a esses dois principais tipos de Diabetes temos o Diabetes Gestacional e a Diabetes tipo MODY.

O Diabetes gestacional é o diabetes causado devido ao aumento dos níveis de glicose nas gestantes durante a gestação.

A presença de Diabetes Gestacional provoca riscos à saúde da mãe e principalmente para o bebê, onde pode inclusive correr risco de vida diante da gravidade de cada caso.

O diabetes tipo MODY possui uma herança genética forte, associado a um diagnóstico precoce (infância, adolescência ou adultos jovens). Ele ocorre por erros genéticos que provocam erro na liberação de insulina pelo pâncreas.

Para fazer o correto tratamento e prevenção do Diabetes Melito é necessário cuidar da saúde e consultas periódicas ao endocrinologista e ao nutricionista para evitar estas doenças.

Se você acha que pode estar com Diabetes mas não sabe se cuidar, marque sua consulta pelo site ou através do whatsapp!