Epidemiologia e Perspectivas do Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 no Brasil

De acordo com os números atuais  do Ministério da Saúde, o Brasil é atualmente o quinto país com mais diabéticos no mundo, com mais de 16,8 milhões de diabéticos na população adulta.

Só perdemos para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Estimativas apontam que em 2030 esse número deverá subir para mais de 21,5 milhões de diabéticos.

Em meados de 2020, os números do Diabetes em todo mundo apontavam para mais de 463 milhões de pessoas vivendo com Diabetes em todo mundo.

Esse valor já corresponde a 9,3% da população mundial. A evolução do Diabetes no Brasil e no mundo pode ser demonstrada pelos números.

Em 2000, existiam mais de 151 milhões de diabéticos no globo. Em 2009, o número já havia saltado mais de 88%, para 278 milhões de diabéticos.

Em 2025, a projeção em 2010 para os números da doença no mundo apontavam um número médio de 438 milhões. Ainda estamos em 2022 e essa projeção já sofreu um novo reajuste.

Atualmente estima-se que em 2025, daqui a 3 anos, mais de 463 milhões de pessoas terão diabetes no mundo.

Essas projeções e números deixam claro o problema de saúde pública e coletiva que o Diabetes já se tornou em todo o mundo.

Desafio que terá maior importância para as próximas décadas. O Brasil, sobretudo, deverá optar por estratégias eficazes para diminuir a ocorrência de novos quadros bem como alternativas viáveis para o controle da população que já vive com a doença.

Na pandemia, as mortes por Covid entre os diabéticos está sendo quase o dobro comparando com as mortes por pessoas que não têm a doença.

Inventar novos meios de educar a população e acessos mais igualitários aos serviços de saúde básicos são a chave para o controle da doença em todo o território nacional.

O Governo Federal atualmente já gasta entre 220 e 250 milhões de reais anualmente para o tratamento e o controle dos diabéticos pelo SUS.

E mesmo assim, estima-se que 46% das pessoas que possuem a doença desconhecem que a tem, fato que contribui para as chances de progressão da doença e maiores gastos com a saúde.

Esses dados epidemiológicos revelam que a população brasileira está cuidando menos da saúde, ficando mais sedentária e se preocupando pouco com o que come.

Dos 16,8 milhões de diabéticos no país, 10% são diagnosticados com Diabetes Tipo 1 e 90% têm diagnóstico de Diabetes Tipo 2, aquele adquirido principalmente devido aos hábitos de vida.

Mais de 1,1 milhão de diabéticos Tipo 1 são crianças e adolescentes menores de 20 anos.

Perspectivas do Diabetes no Brasil

As perspectivas para o controle do Diabetes para os próximos anos no Brasil são animadoras e pessimistas ao mesmo tempo.

Se por um lado temos o avanço da medicina, com tratamentos e medicamentos cada vez mais eficazes, por outro o avanço da doença na população é um dado que preocupa os profissionais de saúde.

O Diabetes tipo 2, aquele que está presente em 90% dos diabéticos no país, pode ser evitado na maioria das vezes.

E os desafios são garantir serviços de saúde eficazes e que realmente eduquem a população quanto aos seus hábitos de saúde.

Não é necessário apenas tratar a doença depois de acometida, é preciso antes de mais nada prevenir e educar a todos sobre o que devemos fazer para evitar o Diabetes.

Nesse caso, as campanhas de prevenção são alternativas mais econômicas e que contribuem para o aumento da expectativa de vida da nossa população.

A abordagem precisa começar ainda na infância, com o aumento de programas que visam educar as crianças e adolescentes quanto aos seus hábitos de vida e cuidados com a saúde.

Pois uma criança que cresce sem a menor noção do que é preciso para ter saúde e prolongar a vida possivelmente se torna um adulto com hábitos alimentares errados e com a probabilidade de contrair mais doenças crônicas não transmissíveis como o Diabetes.

Esses dados revelam que o Brasil está longe de ser um exemplo no avanço rumo a diminuição da progressão da doença na população, dados que colocam em xeque as estratégias dos órgãos governamentais frente aos problemas de saúde da população.

Se você tem problemas de saúde e suspeita que possa ter Diabetes eu posso te ajudar! Agende sua consulta comigo por whatsapp agora mesmo!

Terei o maior prazer em te atendê-lo!