Monitoramento Glicêmico
A melhor estratégia para o controle e tratamento do Diabetes é o monitoramento glicêmico e o controle da glicemia diariamente.
Pois quando a taxa de glicose está muito acima estamos suscetíveis a episódios como convulsões, desmaios e em muitos casos é necessário a hospitalização.
Por essa razão, veja a seguir a importância do monitoramento glicêmico e saiba dicas para o melhor controle da sua glicose.
Qual a importância do monitoramento glicêmico no Diabetes?
O monitoramento glicêmico consiste em monitorar e checar os níveis de glicose a fim de averiguar se ela está muito acima do recomendado.
O monitoramento glicêmico permite que o controle da doença seja mais equilibrado e dá uma resposta de como o corpo está reagindo com a medicação e de acordo com a alimentação.
Já para os portadores do Diabetes tipo 1 fazer o monitoramento glicêmico permite que ocorra a avaliação da ação da insulina injetada no decorrer dos dias.
Isso permite correções nas doses de administração caso a dose atual seja insuficiente para o controle glicêmico.
Nesse sentido, realizar o monitoramento glicêmico permite maiores chances de controle e diminui os riscos de complicações consideravelmente. É uma das melhores estratégias utilizadas entre médico e pacientes, já que não é possível ambos se verem a todo momento.
Você pode realizar o monitoramento glicêmico na sua própria casa através dessas dicas abaixo.
Dicas para o controle da glicose
Estabeleça um horário diariamente
Converse com seu médico sobre qual é o melhor horário para realizar o monitoramento glicêmico.
Cada profissional tem uma conduta de acordo com o relato de cada paciente nas consultas. Meça a sua taxa de glicose sempre em jejum, ou no intervalo de duas horas após a última refeição.
Medir a glicose e a pressão são diárias são um parâmetro importante para avaliar seu organismo e as interações entre os medicamentos e a alimentação.
Anote os valores num diário ou caderno
Quando os pacientes têm um hábito de anotar as datas, os valores da glicose e da pressão é preciso saber de maneira detalhada se a doença está sob controle ou se ainda é necessário maiores intervenções.
Em muitos casos, essa prática elimina inclusive a necessidade de exames de glicemia periódicos e permanentes quando a doença está sob controle.
Tenha disciplina nas anotações. Meça a sua glicose e a sua pressão sempre no mesmos horários e coloque as respectivas datas.
Conte com a ajuda tecnologia a seu favor
Existem no mercado uma variedade de produtos e aparelhos que permitem averiguar a glicose e a pressão sem métodos perfurantes ou invasivos.
Opte por utilizar aparelhos assim para não atrapalhar seu dia a dia e até mesmo diminuir os custos com os métodos tradicionais.
Use a tecnologia como aliada para o melhor tratamento e controle da sua glicemia diária.
Procure um(a) nutricionista
O nutricionista é um profissional especialista em alimentação e com relação ao controle glicêmico ele pode ajudar de maneira expressiva.
Através de um plano alimentar saudável, ele pode incluir alimentos benéficos para o controle da glicose, assim como indicar alimentos de baixo índice glicêmico que são efetivos para o melhor controle.
Vá ao endocrinologista regularmente
Se você ainda não tem segurança e o seu Diabetes ainda não está sob controle, a visita periódica ao endocrinologista é totalmente necessária.
Pois dessa forma ele poderá realizar ajustes na sua medicação além de orientar com as condutas certas visando a melhoria no tratamento da doença.
Se o seu diabetes está sob controle o ideal é procurar o endocrino a cada 6 meses, caso ainda não esteja controlado é necessário visitas mensais ou trimestrais a serem definidas pelo profissional.
Se você ainda está na fase de descontrole do Diabetes ou suspeita de estar com a doença eu posso te ajudar! Agende sua consulta agora mesmo através do whatsapp.